- Área: 358 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Peter Bennett
-
Fabricantes: Black butt, JWI Louvres, Knauf, Metal Cladding Systems, RMS Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se da reforma e ampliação de uma casa de tijolos, feita em estilo vitoriano, de 1890 em Hawthorn, Victoria, Austrália. O cliente solicitou manter e reformar o lar original além de estendê-lo para adaptar-se a sua família em expansão com três filhos e seus pais. A família queria uma adição que lhes permitisse conservar um pátio posterior para praticar críquete e para manter a privacidade em relação aos vizinhos.
O interior existente conta com uma cobertura de 3,60 metros de altura, elaborada com cornijas e volumes muito bem pronunciados. Era importante que o novo desenho refletisse a força da casa existente em um desenho contemporâneo.
Um novo anexo é uma forte declaração de intenções. Assentado comodamente no lar existente, ele reflete os padrões de desenho passados e presentes.
As novas áreas do térreo são espaços abertos com luz e vida para a preparação de alimentos e ambientes estar. O envidraçamento de 3 metros de altura, de piso a cobertura, abre a casa a um pórtico, espaço para churrasqueira com jardim e o campo de críquete mais ao fundo. Os painéis de vidro completamente retráteis no lado norte da sala permitem que o interior abra-se completamente para o exterior.
O pilar metálico em "V" e a abertura circular da cobertura sobre a área da churrasqueira definem o novo espaço de entretenimento ao ar livre e criam uma sólida relação visual entre os dois tempos arquitetônicos.